Selo melhores ONGS 2024

Instituto Ponte expande atuação para o Nordeste e fortalece compromisso com a educação

Instituto Ponte expande atuação para o Nordeste e fortalece compromisso com a educação

Expandindo Fronteiras: O Instituto Ponte Chega ao Nordeste

Quando fundamos o Instituto Ponte, sabíamos que a educação tinha o poder de transformar vidas. Mas, ao longo dos últimos 10 anos, vimos algo ainda maior acontecer: não apenas ajudamos jovens talentosos a acessarem oportunidades, como também despertamos em empresários, educadores e apoiadores o desejo de fazer parte dessa mudança.

Nosso aluno, Bruno Eduardo, compartilhou sua história para mais de 300 pessoas.

No sábado, (15/03), demos um novo passo nessa jornada ao realizar nosso primeiro evento no Nordeste, no Recife Expo Center. Reunimos mais de 300 pessoas – entre estudantes, empresários e autoridades – para celebrar conquistas, compartilhar histórias de superação e, acima de tudo, fortalecer nosso compromisso com a região.

Hoje, já atendemos 47 alunos nordestinos! Com o evento arrecadamos R$ 700 mil, um valor que vai garantir oportunidades para 80 jovens no Nordeste ainda este ano. E tudo isso só foi possível porque tivemos ao nosso lado pessoas incríveis que acreditam na força da educação para mudar vidas! E nossa meta vai além: até 2029, queremos que 30% dos nossos estudantes sejam do Nordeste. Essa expansão é mais do que um crescimento geográfico; é a certeza de que há muitos talentos esperando apenas uma oportunidade para brilhar.

Ao lado de parceiros estratégicos, como Romero Maranhão Filho, da Maxxima Empreendimentos, e Niege Chaves, Andrea Chaves e Henrique Guerra, MobiBrasil, Rafael Furlanetti, da XP Investimentos, e com o apoio de lideranças locais, como a governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, e o secretário executivo de Educação do Estado, Natanael Silva, reafirmamos nosso compromisso com a educação como pilar de transformação social.

E essa transformação já está acontecendo. No evento, ouvimos histórias que nos inspiram a continuar: como a de Isabela, que saiu do Instituto Ponte para cursar Medicina, e a de Otávio, que deixou o Sertão pernambucano para estudar em uma das melhores escolas do Recife. Cada relato reforça que, quando acreditamos no potencial dos jovens e investimos neles, o impacto vai muito além da sala de aula.

Isabela Calegari, compartilhou sua jornada até a faculdade de Medicina.

Giulia Beatriz e sua mãe, Cristiana, contaram como o Instituto tem transformado suas vidas.

Lara Fernanda possui mais 20 medalhas em olimpíadas acadêmicas.

Otávio Perazzo falou sobre sua jornada da escola pública para a privada como bolsista.

Bruno Eduardo superou desafios e conquistou seu espaço em SP e no ensino superior do Insper.

Plateia emocionada com as histórias dos alunos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

Nossa presidente, Bartira Almeida, compartilhou as razões que a levaram a dedicar sua vida a essa causa e explicou como foi a articulação para chegar a este momento na região.

“Em cada canto desse país, há um menino inteligente só esperando uma oportunidade. E é por isso que viemos ao Nordeste. Aqui, mesmo com uma melhora dos índices educacionais, a região ainda tem 40% a mais de desemprego em relação ao Sudeste, segundo o IBGE, e remunerações 50% menores. Mas eu sei que não falta garra no nordestino, tampouco inteligência. O que estamos trazendo para cá é oportunidade para que esses jovens cresçam junto com a gente”.

Bartira Almeida durante o evento IP no Nordeste.

“O Brasil desperdiça talentos todos os dias. Está nas nossas mãos mudar essa realidade. Com a pandemia, criamos o Instituto Ponte híbrido para chegar mais longe e garantir suporte aos alunos e suas famílias. Nosso compromisso é que 30% dos alunos do Instituto sejam do Nordeste até 2029”. 

Bartira Almeida, fundadora e Presidente do Instituto Ponte.

O Instituto descobre talentos e oportuniza educação de qualidade para eles.

Bartira compartilhou dados sólidos do Instituto nestes 10 anos de existência.

 

E nossos alunos emocionaram a todos quando compartilharam suas conquistas acadêmicas e sonhos.

Alunos compartilharam suas conquistas em olimpíadas acadêmicas.

Durante o evento, os empresários que atuaram como anfitriões locais destacaram a intenção de expandir o Instituto no Nordeste. Romero Maranhão Filho, da Maxxima Empreendimentos, falou sobre a intenção de retribuir as oportunidades que teve.

“Sempre tive o sonho de fazer uma escola para que crianças carentes pudessem estudar mais e, no ano passado, fui convidado para conhecer o Instituto Ponte. Quando entendi o impacto desse projeto, vi que era uma forma de tornar esse sonho realidade. Nós não somos diferentes de ninguém, apenas tivemos a sorte de estar no lugar certo, na hora certa. De alguma forma, precisamos devolver isso à sociedade, e o Instituto Ponte nos dá essa oportunidade”, afirmou.

Niege Chaves, sócia-fundadora da MobiBrasil, uma das responsáveis pelo movimento que levou o evento do Instituto para o Recife, destacou a importância da iniciativa para a região. “Quando conheci o Instituto, percebi que esse projeto fazia total sentido para nossa vida. Somos uma família que acredita na transformação por meio do trabalho e da educação. Por isso, eu disse ‘vamos para Recife’, porque sabia que precisávamos fazer algo pela nossa terra. Este é apenas o começo de um sonho, que juntos podemos transformar em realidade”, afirmou.

Niege Chaves, Romero Maranhão, Andrea Chaves e Henrique Guerra.

Niege Chaves, Romero Maranhão, Andrea Chaves e Henrique Guerra.

João Cesar Lima, Niege Chaves, Bartira Almeida, Romero Maranhão, Andrea Chaves e Henrique Guerra.

Em seu discurso, a governadora em exercício, Priscila Krause, destacou a relevância da ONG na formação de novos talentos. “É muito importante a existência de institutos como o Instituto Ponte, que têm um compromisso com a educação e com a transformação da juventude do nosso país.

Priscila Krause, vice-governadora de Pernambuco.

Priscila destacou a importância de projetos educacionais como o Instituto Ponte.

Bartira Almeida e Rafael Furlanetti agradeceram a fala e presença de Priscila Krause no evento.

Rafael Furlanetti, parceiro e grande incentivador do Instituto, reforçou que “Educação é o melhor investimento para o futuro do Brasil, um investimento que precisa do apoio de todos”. Tive o privilégio de participar do evento e como sempre, me empolguei com o trabalho realizado”.

Rafael Furlanetti incentivou a todos que invistam no que de fato pode transformar um país: educação.

Rafael Furlanetti, sócio diretor da XP Investimentos.

Ele destacou a importância de lideranças, e da elite do estado, participarem ativamente deste trabalho.

Oficialmente começamos uma nova etapa no Nordeste e uma coisa é certa: a educação muda tudo. E nós seguimos firmes no propósito de abrir caminhos para que mais jovens possam escrever suas próprias histórias de sucesso.

Agradecimento especial a Niege Chaves, Andrea Chaves, Henrique Guerra, Romero Maranhão e Rafael Furlanetti co-anfitriões e apoiadores deste evento. Vocês foram inspiração para esse momento tão marcante do Instituto Ponte.

Rafael Furlanetti, Bartira Almeida, Romero Maranhão Filho, Niege Chaves, Andrea Chaves, Henrique Guerra e João Cesar Lima.

Aplausos para nossa equipe, que construiu e conduziu um evento incrível: Rique Ribeiro, Patrícia Perini, Josilene Ferreira, Verônica Caricati, Leia Braga, Mateus Boneli, Aurélio Neto, Fabiane Caetano, Laís Ferrari, Igor Estrella e Maria Luiza Pacheco.

 

Para ver todas as fotos do evento “IP no Nordeste” acesse AQUI.

Vídeos dos melhores momentos do evento AQUI.

Mais momentos do evento:

 

Responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *