PROGRAMAS
O Programa Ponte para o Futuro tem por objetivo o desenvolvimento socioemocional e cognitivo do beneficiário, incentivando e promovendo sua capacitação educacional e profissional, fortalecendo aspectos de cidadania e valores. Transformamos vidas, formando profissionais de excelência para alcançar ótimas vagas no mercado de trabalho e cidadãos íntegros.
O Instituto Ponte se baseia no trabalho do Instituto Bom Aluno do Brasil, que possui histórico e solidez nos resultados também em outras localidades brasileiras. Foi fundado em 1993 no Paraná, tendo sua metodologia replicada também em Curitiba, Londrina, Belo Horizonte e Salvador.
Desde 2020, é ofertado o Programa no formato híbrido para beneficiários que não residem na Grande Vitória. Os alunos permanecem em suas cidades, participam de nossas atividades no formato on-line e recebem oportunidades educacionais em instituições parceiras em sua localidade. Podem ser bolsistas em escolas de educação básica (ensino fundamental e médio) com acompanhamento da equipe. E 4 encontros anuais são realizados na sede pedagógica do Instituto para o intercâmbio entre alunos e equipe, fortalecendo vínculos e a filosofia da instituição.
Alunos
DÚVIDAS FREQUENTES
1. Como eu faço para ser aluno do IP?
Precisa atender aos critérios exigidos para se inscrever e participar do processo seletivo, que ocorre de março a julho. A primeira etapa da seleção é realizar a inscrição online, que fica disponível na seção “seleção” no site, com link aberto nos meses de março a maio.
2. Quais são os critérios para um aluno se inscrever na seleção?
- Estar cursando o 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª e 2ª série do Ensino Médio;
- Estudar em escola pública ou ser bolsista integral (100% de gratuidade) em escola particular;
- Renda de 1,5 salário mínimo por membro da família;
- Rendimento escolar superior a 80% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
- Assiduidade escolar acima de 90%.
3. Quais os benefícios em ser aluno do Instituto?
Os principais benefícios são o apoio para a realização de seus sonhos profissionais e de vida e oportunidades educacionais que irão ajudar a concretizá-los. Para isso, os alunos recebem acompanhamento personalizado de professores, pedagogos e psicólogos, atividades no contraturno escolar (1 a 4 vezes por semana), curso de inglês (obrigatório no primeiro ano e facultativo a partir do segundo), bolsas de estudos em escolas parceiras (se for o desejo do aluno e de sua família), materiais necessários para o estudo (uniforme e material didático), orientação sobre vida e carreira, participação em projetos de enriquecimento, encontros com os pais e outras atividades. Caso a família necessite, o Instituto Ponte fornece o vale transporte para o trajeto às atividades no contraturno e escolas parceiras.
O beneficiário é acompanhado até concluir a formação em Nível Superior. O objetivo principal é contribuir na formação de cidadãos íntegros, felizes e profissionais de alta performance, que irão transformar as suas vidas, de suas famílias e das futuras gerações.
4. Como é a participação de alunos que não moram na Grande Vitória/ES?
O Programa Ponte para o Futuro é ofertado em formato presencial ou híbrido. O formato híbrido é destinado a alunos de cidades do interior do ES que não podem residir na Grande Vitória e a estudantes de outros estados. As aulas ocorrem na modalidade on-line; projetos podem ser realizados à distância; buscamos oportunidades educacionais de qualidade em instituições de ensino na localidade do aluno (ensino regular até a conclusão do ensino médio) e curso de inglês presencial ou on-line. 3 a 4 encontros anuais são realizados na sede em Vitória para a troca de ideias, fortalecimento da filosofia IP e dos vínculos com colegas e equipe. Se o aluno é de cidade do interior do ES há o incentivo para morar na Grande Vitória, se a família tiver condições, para ter acesso a ótimas oportunidades educacionais.
5. Sou obrigado a estudar em escola particular depois que entrar no Instituto Ponte?
Não, o aluno pode optar por permanecer em uma escola pública e realizar o Ensino Médio no IFES. A equipe do Instituto Ponte avalia junto com aluno e família se essa opção contribuirá para a aprovação no curso superior pretendido.
6. Há algum custo para ser aluno do Instituto Ponte?
Não. O Instituto Ponte não cobra nenhum valor do beneficiário e de sua família. Mas, há a política da corresponsabilidade. Por exemplo, há famílias que custeiam o vale transporte de seus filhos. Mas, essa opção é feita de maneira voluntária e que pode ser revogada a qualquer momento a pedido da família. A ideia da corresponsabilidade é que todos podem contribuir um pouco e tornar o Instituto Ponte maior e com mais possibilidade de ajudar a muitos alunos.
7. Como eu faço para ser voluntário no Instituto?
Temos uma lista de atividades para voluntários disponíveis aqui, veja qual demanda você pode apoiar. Caso sua proposta não esteja na lista, entre em contato com a equipe do Instituto nos canais disponíveis nesse site ou faça-nos uma visita. Será um prazer recebê-lo.
8. Como eu faço para trabalhar no IP? (sem ser voluntário)
Acesse o link Trabalhe Conosco aqui e envie seu currículo para nosso banco de dados.
Ou através do nosso Linkedin
9. Como eu faço para ser parceiro no Instituto?
Acesse a página Contribua aqui e saiba como apoiar financeiramente ou em serviços pro-bono o Instituto Ponte. Assim como consultar as cotas de patrocínio, meios de pagamentos e contrapartidas.